quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Palco


Ontem tivemos o primeiro contato com o palco do Teatro Sérgio Cardoso.
Foi extremamente impactante e isso é inexorável!!
O palco é gigantesco, e para a minha surpresa a platéia é menor do que no meu imaginário.
Logo de cara, nossa preparadora vocal, Ju, nos colocou para cantar e sentir o teatro, a extensão da voz de cada um reverberando no teatro imenso. Carai, na boca do palco!
Fiquei medrosa, acho que até afinou minha voz. 
Um por vez, subiu as escadas do palco e naturalmente cumpriu a tarefa, arrasando. 
Nesses dois últimos meses cantamos a minha música da Audição, Tiro ao Álvaro. Obrigada Jobim, meu querido amigo que sempre me socorre, ele tenta com muita paciência me ensinar um pouco de musicalidade, segunda que vem começamos nossos encontros semanais!
Peguei a dica do Paulinho e fiquei aonde julguei ser cômodo, me arrependi cada segundo da minha vida que não estive cantando e foi legal, foi um safanão, um dentre muitos, rs..., vou fazer aula, vou investir, vou me ajudar e pronto!
O Masetti e o Meceni tiraram a maior onda da minha cara e da Nina, e com razão, se não cantamos porque nos sentimos pressionadas a não fazer feio..???
Masetti: -Você quer que eu suba no palco com você de mãos dadas? (tãoo querido!!)-

segunda-feira, 24 de maio de 2010

domingo, 23 de maio de 2010

O Amador- sugestão de leitura do Faustinho!

"Ao Mestre GIANNI RATTO e aos amadores do Brasil.
                               
O amador. A própria palavra diz:- é o homem que ama. Nesse verbo sublime tem ele definida sua elevada missão. Amar é entregar-se em holocausto ao objeto amado, é venerar, é defender, é engrandecer, é transferir para ele tudo de belo e de bom que existe dentro de nós. É dar o eterno no transitório. É perpetuar no rápido momento que passa, uma emoção ou uma idéia. É o milagre da criação dando ao mundo outros mundos, alma `as coisas, ânimo ao inanimado. São esses os milagres do amor. Assim, quem ama a palavra, vivifica a expressão; quem ama a cor, dá relevo as sombras; quem ama a forma, modela; quem ama o som, harmoniza; quem ama o ritmo, conjuga os movimentos. O amador é dadivoso de todas as horas, de todos os minutos, de todos os instantes. Sua missão é dar sempre e nunca receber. Só o amador realiza o perfeito platonismo. Ama sem jamais unir-se ao objeto amado. Morre de amor sem ter vivido o momento divino da união. Como um perfeito crente, suas preces não imploram. São oferendas d`alma, cada dia mais belas e mais exaltadoras. Plantando sementes de amor, nada colhe da seara. Seu labor é colheita para o alheio, para o que vem no seu rastro, colher na hora magnífica o fruto sazonado. Não são os que escrevem, os que propagam o amor pela leitura; não são os que pintam, os que exaltam no ser humano o deslumbramento  pela magia do colorido; não são os que compõem, os que disseminam o gosto pela harmonia; não são os que representam no ser humano a admiração pelo teatro. Muito ao contrário. Se a vida da arte dependesse daqueles que a praticam, ela morreria. A vida é instintiva. Porém sua conservação é obra do amor. Nascer é quase nada. Viver é quase tudo. Nascer é chegar. Viver é projetar-se no tempo, é caminhar para eternidade. Só quem ama a vida pode zelar por ela. Filhos da carne ou filhos da alma, se não encontram em redor de si o amor do semelhante, nesse elo que tudo une para a perfeição da vida, como poderá manter-se? Tudo, portanto, depende de amor. Desse obscuro e humilde operário da glória alheia que vive nas salas de concertos, nos salões de pintura, nos corredores das bibliotecas e nas platéias dos teatros. Em todo amador palpita, latente, um artista. Que seria das artes sem ele? Nada. Absolutamente nada. Terrível paradoxo é este, bem sei. Porém, nem por isso deixa de conter a verdade. Tudo é antes de tudo amadorismo. Tirai o crente da presença da imagem e ela deixará de ser sagrada. Tapai os ouvidos ao som, e ele deixará de existir; fechai os olhos `a tela e nada tereis diante de vós; deixa de ler, e o livro será simplesmente papel sujo; tirai a platéia e não tereis teatro. A vida da arte é um fenômeno de refração. Parte dos que a amam para os que a praticam, para incidir novamente sobre os seus fiéis amadores."

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O ATOR

Sugestão do Edu Silva!

O ATOR 
Arte em Cena

Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro e cínico o suficiente para ele permanecer indiferente às desgraças ou alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave onde ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu na sua vida.

      Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade e por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que por desencanto ou medo se sujeita, e inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.

        Os atores têm esse dom. Eles têm o talento de atingir as pessoas nos pontos onde não existem defesas. Os atores, eles, e não os diretores e autores, têm esse dom. Por isso o artista do teatro é o ator.

        O público vai ao teatro por causa dos atores. O autor de teatro é bom na medida em que escreve peças que dão margem a grandes interpretações dos atores. Mas o ator tem que se conscientizar de que é um cristo da humanidade e que seu talento é muito mais uma condenação do que uma dádiva. O ator tem que saber que, para ser um ator de verdade vai ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios. É preciso que o ator tenha muita coragem, muita humildade e, sobretudo um transbordamento de amor fraterno para abdicar da própria personalidade em favor da personalidade de suas personagens, com a única finalidade de fazer a sociedade entender que o ser humano não tem instintos e sensibilidade padronizados, como os hipócritas com seus códigos de ética pretendem.

        Eu amo os atores nas suas alucinantes variações de humor, nas suas crises de euforia ou depressão. Amo o ator no desespero de sua insegurança, quando ele, como viajor solitário, sem a bússola da fé ou da ideologia, é obrigado a vagar pelos labirintos de sua mente, procurando no seu mais secreto íntimo afinidades com as distorções de caráter que seu personagem tem. E amo muito mais o ator quando, depois de tantos martírios, surge no palco com segurança, emprestando seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade para expor sem nenhuma reserva toda a fragilidade do ser humano reprimido, violentado.

       Eu amo o ator que se empresta inteiro para expor para a platéia os aleijões da alma humana, com a única finalidade de que seu público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor  que tem que ser construído pela harmonia e pelo amor.

Eu amo os atores que sabem que a única recompensa que podem ter não é o dinheiro, não são os aplausos – é a esperança de poder rir todos os risos e poder chorar todos os prantos. Eu amo os atores que sabem que no palco cada palavra e cada gesto são efêmeros e que nada registra nem documenta sua grandeza. Amo os atores e por eles amo o teatro e sei que é por eles que o teatro é eterno e que jamais será superado por qualquer arte que tenha que se valer da técnica mecânica

Do mestre Plínio Marcos

O texto!

Ontem, dia 19 de maio recebemos a primeira versão do texto. Tcharam!!!
Masetti, Marcinha, Wilma, Pettine, Faustinho, Sio e Paulo fizeram a leitura dramática, frio na espinha, estávamos todos muito ansiosos em desenhar mentalmente a Revista. Sucesso total, brasileiríssima, mas não quero entrar em detalhes sobre o Texto, só digo uma coisa, vai ser muito bom de trabalhar!
Sentei atrás do Maestro, que não se segurava na poltrona de tanto rir!
Sucesso garantido!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bixi-guetos!!

"Ontem foi maravilhoso..... Gostei de ver os coleguinhas cagando sangue para representar, dançar e cantar e o fizeram muito bem.

Não sou um protagonista como brinquei, sou apenas um comediante, caricato como outro qualquer, aquele que tenta buscar o riso e o prazer a qualquer instante, para não acabar como o meu amigo Cesana.
Mas acreditem, prefiro perder a piada e manter sempre os amigos.

Não fiz porque fui dispensado na sexta feira do ensaio, ou melhor, eu me dispensei de todas as obrigações naquele dia.
Apesar das  minhas brincadeiras, ainda sou um homem quase sério.
Sexta passada completei 20 anos de casado, sim pasmem, 20 anos de casado e MUITO SEXO com a mesma pessoa.
A pessoa em questão não é a mãe dos meus filhos, é a grande AMADA, AMIGA, AMANTE e cúmplice de uma vida cheia de acertos e erros           ( mais erros) como tantas outras que todos conhecem.
É a pessoa que ainda guarda o fresco r do sorriso de 20 anos atras quando eu conto a mesma piada FAUSTINHO, não porque eu seja um bom ator, e sim, porque ela tem a generosidade de me fazer sentir um bom ator-amante-companheiro-marido-pai etc.
Dione é o nome da bonita, sim, me aturar por esse período todo convenhamos é uma Heroína.
Esse é um pedacinho da estória de vida do coleguinha aqui, que compartilho agora com todos vocês.
beijos no coração.

PS: Que o nosso companheiro Cesana encontre paz e um mundo maior que 9mm.

E MULHERES BIXIGUENTAS!
NÃO CHOREM, NÃO SE DESESPEREM, NÃO VÃO TENTAR O SUICIDIO COM UM PRESTOBARBA SÓ PORQUE EU SOU COMPROMETIDO.
LEMBREM-SE DO MEU AMIGO CHICO XAVIER, TEM OUTRAS VIDAS.
QUEM SABE NA PRÓXIMA NÉ?
HEHEHE"

Palavras do nosso querido Pettine!!

Fotos: Renata Abbud (ela voltou de Lua de Mel, carinha booa..!)

domingo, 16 de maio de 2010

Alegría - Cirque du Soleil

Carlos Meceni

Puts!
Descobri essa ferramenta de exportar videos do Youtube agora...
Olha o que eu achei!!!
Arrasa!!

Nosso Edu!

Chico Anysio e Grande Otelo-Boneca de Piche

Falando em dança... Flashdance!!



É, parece que o negócio é bem simples.., e quase é!
Essa cena faz parte do meu imaginário juvenil, e acho uma delícia revivê-la!
Um presente! 

Imperdível!!!

Chega de passar o sabadão descabelada, com as crianças presas em casa! 
Nada como um teatro pra fazer a criançada sonhar..!
Peça com a Bebelzuda!!!

sábado, 15 de maio de 2010

A experiência criativa por Carlos Meceni

Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.
Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isso é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações.
Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar. "Talento" ou "falta de talento" tem muito pouco a ver com isto.
Devemos reconsiderar o que significa "talento". É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experimentar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual de experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada.
Experienciar é penetrar no ambiente, é envolver-se total e organicamente com ele. Isto significa envolvimento em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo. Dos três, o intuitivo, que é o mais vital para a situação de aprendizagem, é negligenciado.
A intuição é sempre tida como sendo uma dotação ou uma força mística possuída pelos privilegiados somente. No entanto, todos nós tivemos momentos em que a resposta certa "simplesmente surgiu do nada" ou "fizemos a coisa certa sem pensar". `As vezes, em momentos como este, precipitados por uma crise, perigo ou choque, a pessoa "normal" transcende os limites daquilo que é familiar, corajosamente entra na área do desconhecido e libera por alguns minutos o gênio que tem dentro de si. Quando a resposta a uma experiência se realiza no nível do intuitivo, quando a pessoa trabalha além de um plano intelectual constrito, ela está realmente aberta para aprender.
O intuitivo só pode responder no imediato- no aqui e agora. Ele gera suas dádivas no momento de espontaneidade cria uma explosão que por um momento nos liberta de quadros de referência estáticos, da memória sufocada por velhos fatos e informações de teorias não digeridas e técnicas que são na realidade descobertas de outros. A espontaneidade é um momento de liberdade pessoal quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e agimos em conformidade com ela. Nessa realidade, as nossas mínimas partes funcionam como um todo orgânico. É o momento de descoberta, de experiência criativa.
Tanto a "pessoa média" quanto a "talentosa" podem ser ensinadas a atuar no palco quando o processo de ensaio é orientado no sentido de tornar as técnicas teatrais tão intuitivas que sejam apropriadas pelo aluno. É necessário um caminho para adquirir o conhecimento intuitivo. Ele requer um ambiente no qual a experiência se realize, uma pessoa livre para experenciar e uma atividade que faça a espontaneidade acontecer.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vida por Osho, presente da Nina!

"Vida é insegurança. 
É um jogo.
Se tudo fosse como você gostaria que fosse, e se tudo fosse certo de acontecer, você não seria um homem, você seria uma máquina. Somente para as máquinas tudo é certo e seguro. O homem vive de liberdade.
A liberdade precisa de insegurança e incerteza. 
Um homem de verdadeira inteligência sempre hesita, porque ele não tem nenhum dogma no qual se apoiar. Ele tem que olhar e responder.
Os caminhos da vida são muito tortuosos. Os caminhos da vida não são como os trilhos de uma estrada de ferro. Não! Ela não corre em trilhos. E essa é a beleza da vida, sua glória, sua poesia, sua música e sua arte.
Ela é sempre uma surpresa.
Não busque segurança, não busque conselhos sobre como viver a sua vida. A vida é tão preciosa. Viva!"

Segunda e terça-feira apresentamos ao grupo o que fizemos na Audição; o porquê que cada um existe na Revista do Bixiga. A Nina nos presenteou, nos arrancou lágrimas com esse texto, dormi pensando nela, acordei pensando de novo. Me tocou profundamente. Casou com aquele papo do Meceni sobre o verdadeiro de cada um. Pega mais, né?
Obrigada Nina, 
Tudo que é melhor e mais superior em mim cumprimenta tudo que é melhor e mais alto em você!


quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Foto Novela"- O Tocador de Tuba

Adorei ajudar na conclusão e execução das oficinas de formação de técnicos dos bastidores: contra-regras, maquiadores, camareiras, cenotécnico e figurino. Eu, o Gabriel e o Marcos nos emprestamos a eles. 
Foi difícil sair da cama feliz, nessa manhã fria, mas valeu a pena assim que pisei no Teatro Sérgio Cardoso.., a equipe maravilhosa e muito bem preparada, a Aline, um povo muito especial!
Obrigada mesmo, adorei, e vamos repetir!!


Leitura encenada de O Tocador de Tuba, comédia de Lauro César Muniz. Sem ensaio!! 
Sai para coxia do lado oposto "ao desencontro" da minha contra-regragem, rs!!






Durvalino e Antonieta

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Peça com Meceni!

Vamos???

Queridos todos!
Ontem fui ver a peça do talentoso Meceni. Saí muito feliz! Pq fui ver o amigo e gostei muiiiiiiiiiiiiito da peça...É um show de composição de personagens com uma sutileza finíssima e carregado de "deformidades" citadas pelo Masetti sem cair no estereótipo fácil. A peça uma situação surreal levada com vigor e silêncios precisos-preciosos em uma interpretação naturalista que te prende desde a primeira fala....


Uma aula! Imperdível!
Vão!!!
Paulo Bordhin



Eu fui e fiquei passada, nosso diretor é fodástico!
O cara é tão maluco, aquele papo de não fugir do texto, sei que ele não pôde, terão que assistir para me compreender. 
De uma densidade e ao mesmo tempo de um desprendimento, o denso misturado com o leve.., o inimaginável no real, a repulsa e a gargalhada. Sabe quando dizem -esse vinho é sério- fiquei com vontade de dizer isso, essa peça, esses caras, são muito sérios. 
Obrigada Senhor! 
Estou aproveitando ao máximo minha convivência com o Meceni, vou levar tudo que couber na bagagem!!! 
Aumentar meu repertório, buscar, lapidar, mergulhar, viver, foco, viver a Arte! Vivaa!
Obrigada Mestre!
Cica.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Aniversário da Juuuu!!!!

AÍ SIM, 
FOMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE!!! 



QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS, É ISSO MESMO, CHEGOU A HORA DE COMEMORARMOS MAIS UM ANIVERSÁRIO. COMO BOA PRATICANTE BUDISTA, SÃO ETERNAS 28 PRIMAVERAS

A FESTA SERÁ NO GRAZIE a DIO, dia 7/5, 22hs.
    

Rua Girassol, 67-Vila Madalena. Meu presente para você: CLUBE DO BALANÇO!!!!
Meninos- $25,00
Meninas-$20,00
ESPERO TODO MUNDO LÁ, 
BEIJO!
JU.