domingo, 21 de março de 2010

LAC com Paulinho Goulart

O primeiro laboratório foi de corpo; coreografia com o Paulinho Goulart.
Uma aula eletrizante, mais eletrizante ainda a energia presente e contagiante de nosso mentor corporal. Paulinho é um dos profissionais de palco mais completo que eu já conheci, ele tem um domínio absoluto de todos os músculos e movimentos de seu corpo, de todo seu aparelho fonético e talvez até do brilho que seu espírito insiste em emanar...! Não estou rasgando seda ele é o que eu -timidamente- classifico como um ator completo, e olha que ele não é o único do grupo!!
Estamos "surfando" em coreografias ao ritmo de samba; pernas, braços voando cada um para um lado, e eu perdida, mas a energia do grupo é tão coesa que já forma uma desenho bonito e quase harmônico. (rs..!!)
                                      

                                      


Foto: Renata Abbud.

na Folha Online


20/01/2010 - 07h27



Teatro Sérgio Cardoso terá reforma e reocupação


ANA PAULA SOUSA
da Folha de S.Paulo

   Ao assumir a direção artística da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), responsável pelo teatro Sérgio Cardoso, Mário Masetti perguntou ao ator Marcos Breda o que deveria fazer para recuperar o espaço que, um dia, integrou a chamada Broadway tupiniquim. "Construa um shopping", provocou o ator, cansado de ver os teatros encastelados em shoppings e centros empresariais. Era tudo o que Masetti precisava ouvir.

O contraexemplo deu o empurrão para que o desejo que martelava na cabeça de Masetti se tornasse um projeto. "Temos que trazer as pessoas de teatro de volta para cá e queremos nos reaproximar do bairro", diz Masetti, ele próprio mais dedicado à TV e ao cinema do que ao teatro nos últimos anos. "Este teatro definhou. Ele acompanhou um pouco a decadência do bairro. É mais ou menos o que aconteceu com os cinemas de rua", diz, de costas para uma das janelas do prédio da rua Rui Barbosa.

"O que eu tinha de boa lembrança daqui era a efervescência. Mas o espaço foi sendo desocupado, parece que tinham até um certo medo de que os atores ocupassem o teatro", brinca, sentado à mesa de reuniões da sala com cara de repartição pública.

A desocupação à qual se refere não diz respeito à agenda do teatro, sempre tomada por companhias que usam o palco para grandes peças, musicais ou espetáculos de dança. Mas ao tipo de ocupação.

"O teatro passou, simplesmente, a ceder espaço para companhias, por um custo que tornava inviável a presença de grupos menores", diz Masetti. "Como poder público, devemos devolvê-lo para a classe teatral." Quem não puder bancar o aluguel, explica, poderá negociar os custos ou até mesmo oferecer contrapartidas -fazendo, por exemplo, oficinas.

Hoje, as 15 de salas de ensaio são utilizadas como depósito ou estão, simplesmente, fechadas. A Apaa --Organização Social que recebe recursos do governo estadual para manter o teatro-- quer vê-las de novo ocupadas.

Entre os planos, está a transformação do teatro numa espécie de centro cultural, com café, espaço para leitura e exposições. As duas primeiras terão como tema o ator Sérgio Cardoso (1925-1972) e o diretor e dramaturgo Paschoal Carlos Magno (1906-1980), que dão nome às duas salas do teatro, de 856 e 144 lugares.

Está em curso também a licitação para reforma da fachada e do hall de entrada. "Você entrou pela frente? Correu risco de levar um tijolinho na cabeça", disse, rindo, Masetti.

Ópera do Bexiga

Para marcar a nova fase do teatro, inaugurado pelo governo em 1980, depois de um vaivém de confusões, a Apaa montará a "Ópera do Bexiga", musical "cômico e brasileiro".

Para a composição da equipe, serão realizadas oficinas de formação de técnicos -de contrarregras a maquiadores. "Um dos erros que o mundo teatral tem cometido é jogar apenas atores no mercado, sem formar técnicos." A montagem, que reunirá histórias do bairro, canções e humor, terá em cena 40 atores, bailarinos e uma dupla de cômicos.

Publicado na Folha Online. Ilustrada-Teatro.

O Elenco

















Alexandra Bragheroli














Bebel Ribeiro















Cica Carvalho















Eduardo Mafalda
















Fausto Franco















Gabriel Colombo














Gustavo Torres













Ju Colombo













Mairun Sevá















Márcia de Oliveira















Marcos Chiarelli













Marta Caetano

















Martha Dias

















Nina Mancin









Paulo Bordhin










Paulo Goulart Filho















Paulo Jordão













Ricardo Pettine





Siomara Schröder









Tatiana Ribeiro















Wilma de Souza
















Taubaté Lisboa





















Masetti!!